Autor: Tiago F Santiago Tempo médio: 30 minutos Tempo Total: 40 minutos Dificuldades: Fácil Serve: 4 pessoas Cozinha: Brasileira
O estrogonofe de carne é um prato clássico da culinária brasileira, que agrada a todos os paladares. É uma receita simples, mas que fica muito cremosa e saborosa, ideal para servir com arroz branco e batata palha. A carne fica macia e suculenta, envolvida por um molho à base de creme de leite, mostarda e catchup. Você vai se surpreender com o resultado!
Ingredientes:
- 500 g de carne (alcatra ou filé mignon) cortada em tiras
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 lata de creme de leite sem soro
- Salsinha picada a gosto
Utensílios Necessários:
- Uma panela grande
- Uma faca afiada
- Uma tábua de corte
- Uma colher de pau
- Uma lata abridor
- Um medidor de xícara e colher
Modo de Preparo:
- Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e frite a carne até dourar, mexendo de vez em quando. Retire a carne da panela e reserve.
- Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios, raspando o fundo da panela para soltar os pedacinhos da carne.
- Adicione a água, o catchup e a mostarda e misture bem. Deixe ferver por alguns minutos, até reduzir um pouco o molho.
- Junte o creme de leite e misture bem. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.
- Volte a carne para a panela e misture com o molho. Deixe aquecer bem, mas sem ferver, para não talhar o creme de leite.
- Salpique a salsinha picada por cima e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e batata palha.
5 Dicas Essenciais:
- Escolha uma carne macia e magra, como alcatra ou filé mignon, para fazer o estrogonofe. Corte a carne em tiras finas e uniformes, para que cozinhem por igual e fiquem suculentas.
- Frite a carne em fogo alto e em pequenas porções, para que não solte muito líquido e fique dourada por fora e macia por dentro.
- Use creme de leite sem soro, para evitar que o molho fique aguado. Se você usar creme de leite de caixinha, deixe na geladeira por algumas horas antes de abrir e descarte o soro que se formar na parte superior.
- Não deixe o molho ferver depois de adicionar o creme de leite, pois ele pode talhar e perder a cremosidade. Mantenha o fogo baixo e mexa delicadamente até aquecer bem.
- Você pode variar o sabor do molho, acrescentando cogumelos fatiados, extrato de tomate, molho inglês ou conhaque.
História da receita:
O estrogonofe é um prato de origem russa, que leva carne bovina cortada em cubos, creme azedo, mostarda e cogumelos. O nome vem da palavra “stroganina”, que significa “cortado em tiras”. O prato foi criado no século XIX pelo chef francês Charles Brière, que trabalhava para a família Stroganov, uma das mais ricas e influentes da Rússia czarista.
O estrogonofe se popularizou na Europa e nos Estados Unidos no século XX, sofrendo algumas adaptações nos ingredientes e no modo de preparo. No Brasil, o prato chegou na década de 1950, trazido pelos imigrantes europeus. Aqui, o creme azedo foi substituído pelo creme de leite, e o catchup foi adicionado para dar cor e sabor ao molho. O estrogonofe se tornou um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros, sendo servido em ocasiões especiais ou no dia a dia.
FAQs
- Posso usar outra carne que não seja bovina para fazer o estrogonofe? Sim, você pode usar carne de frango, de porco ou até mesmo de peixe para fazer o estrogonofe. O modo de preparo é o mesmo, apenas ajuste o tempo de cozimento da carne conforme a sua preferência.
- Posso congelar o estrogonofe pronto? Sim, você pode congelar o estrogonofe pronto por até 3 meses em um recipiente bem fechado. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e depois aqueça em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
- Posso substituir o creme de leite por outro ingrediente? Sim, você pode substituir o creme de leite por iogurte natural, requeijão cremoso, cream cheese ou creme de ricota. Esses ingredientes também vão deixar o molho cremoso e saboroso, mas podem alterar um pouco a consistência e o sabor do prato.
- Posso fazer o estrogonofe na panela de pressão? Sim, você pode fazer o estrogonofe na panela de pressão, seguindo os mesmos passos da receita. A diferença é que você vai cozinhar a carne na pressão por cerca de 15 minutos depois de fritá-la. Depois, é só abrir a panela, adicionar os demais ingredientes do molho e deixar ferver até engrossar.
- Posso fazer o estrogonofe vegano? Sim, você pode fazer o estrogonofe vegano, usando proteína de soja texturizada, tofu ou seitan no lugar da carne. Você também pode usar creme de leite vegetal, como de soja ou de castanha, para fazer o molho. O restante dos ingredientes e do modo de preparo são os mesmos da receita tradicional.
Espero que você tenha gostado dessa receita de estrogonofe de carne cremoso e saboroso. É uma ótima opção para servir em um almoço ou jantar especial com a família ou os amigos. Se você fizer essa receita, me conte nos comentários como ficou e se você gostou. E não se esqueça de compartilhar essa receita com os seus amigos nas redes sociais, para que eles também possam se deliciar com esse prato maravilhoso!